Programa de Tutoria Especial é Prioridade para a UEPB
16/06/2010 07:00A inclusão de alunos portadores de necessidades educacionais especiais sempre foi uma questão muito discutida no âmbito acadêmico. Escolas e Universidades estão propondo novas maneiras para facilitar o acesso desses discentes às atividades educacionais, buscando promover sua interação com o cotidiano da aprendizagem.
Um exemplo da preocupação em torno da temática é o projeto desenvolvido na Universidade Estadual da Paraíba, intitulado Tutoria Especial. Criado em 2006, o programa, que é coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEAC), atende às necessidades auditiva e visual, de alunos regularmente matriculados em cursos de graduação da UEPB.
O Programa é desenvolvido nos cursos de Pedagogia, História, Comunicação, Serviço Social, Direito e Filosofia e pretende facilitar o acesso dos alunos com necessidades educacionais especiais às atividades acadêmicas, como a tradução dos conteúdos para a linguagem brasileira de sinais (libras), além do apoio na utilização dessa língua a fim de facilitar a interação entre aluno e professor. O projeto também desenvolve metodologias que incluem a gravação de textos didáticos e aulas, atendimento individualizado, acrescido do apoio pedagógico necessário para implementar resultados satisfatórios na vida acadêmica.
Para a execução dessas atividades são selecionados alunos da própria instituição de ensino superior, que têm assim a oportunidade de colaborar com a proposta do projeto. Atualmente, são aproximadamente 10 estudantes que realizam o trabalho de Tutoria. Os chamados Tutores Especiais ficam responsáveis pelo acompanhamento do aluno especial e recebem uma capacitação para poder fornecer o auxílio necessário, cumprindo uma carga horária de 12 horas semanais. Além disso, também lhes é oferecida uma bolsa remuneração.
Programas como esse ampliam a aproximação da universidade com as demandas sociais e partem da necessidade cada vez mais urgente de se criar programas que atendam as expectativas do público, aceitando suas diferenças e minimizando os transtornos que essas possam causar, garantindo o pleno acesso ao aprendizado no âmbito do ensino superior.
Além do enorme benefício para os alunos especiais, o projeto da UEPB também propicia aos tutores e tutorandos uma experiência muito produtiva e gratificante, pois a convivência entre eles muitas vezes transcende as barreiras da Universidade, criando laços afetivos entre os participantes. Para o Tutorando Dekson, do Curso de Comunicação Social, essa experiência lhe rendeu uma grande amizade com sua tutora: “Foi louvável até demais. Porque eu encontrava muita dificuldade, chegava na sala de aula, não tinha ninguém para me auxiliar e ela, com seu jeito simpático, do jeito que ela realmente é extrovertida, então se aproximava e dizia que queria ler, perguntava se eu precisava de uma leitura, de alguma coisa. Ela sempre se prontificou. Então daí foi criando esse elo, e hoje para mim, realmente ela é uma pessoa exemplar, que para muitos aqui serve de exemplo”, diz ele.
Para sua tutora, Sílvia Souza, também estudante de Comunicação Social, o projeto ocasionou uma experiência de vida muito válida. “Para mim a experiência da tutoria especial é muito válida em todos esses anos e é muito importante porque é um passo pequeno na inclusão social da pessoa com deficiência e, pessoalmente, eu adquiri alguns métodos para poder auxiliar Dekson, tanto na leitura como na discussão dos debates nos temas da Universidade”. Iniciativas como essas atestam a responsabilidade social que toda instituição universitária precisa desenvolver.
Reportagem: Adallinny Torres, Alyne Romero e Desirée Lucena.
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