O informar em "com junto"

Os estádios da Copa

16/06/2010 07:00
  • Green Point Stadium

Cidade em que se localiza: Cidade do Cabo.

História: Construído para a Copa, com capacidade para 70 mil torcedores, pode ser o palco do Brasil nas semifinais, isso se a seleção de Dunga ficar em primeiro no Grupo G e seguir na disputa pelo hexa.

O estádio foi erguido numa área que antigamente era um campo de golfe, e entre suas atrações está à cobertura das arquibancadas, que recebeu um tratamento acústico para a redução do barulho do lado de fora.

 

 

  • Nelson Mandela Bay Stadium

Cidade em que se localiza: Port Elizabeth.

História: A arena em homenagem ao grande líder sul-africano na briga contra a discriminação racial foi construída especialmente para a Copa, com 48 mil habitantes. Abrigará um jogo das quartas de final – que pode ser o do Brasil, se a seleção de Dunga terminar em primeiro no Grupo G e passar pelas oitavas – e a decisão do terceiro lugar.

O problema será depois da Copa, já que a cidade só tem times na segunda divisão e o estádio corre o risco de ser sub-aproveitado.

 

 

  • Durban Moses Mabhida Stadium

Cidade em que se localiza: Durban.

História: O estádio foi demolido e reconstruído do zero para a Copa 2010. Situado à beira-mar, leva o nome de um dos principais líderes de oposição ao apartheid, e receberá alguns dos principais jogos da Copa: Brasil x Portugal, na primeira fase, por exemplo.

Com capacidade para 70 mil espectadores, será palco de uma das semifinais do Mundial.

 

 

  • Free State Stadium

Cidade em que se localiza: Bloemfontein.

História: A arena recebeu uma reforma das grandes para o Mundial, e aumentou sua capacidade para 48 mil espectadores. O nome é o mesmo da província onde se localiza a cidade.

Foi lá que os Estados Unidos surpreenderam a Espanha, no ano passado, e se classificaram para a final da Copa das Confederações. E é lá que a seleção sul-africana, diante de uma torcida fanática, decide seu destino.

 

 

  • Soccer City

Cidade em que se localiza: Joanesburgo.

História: Reformado especialmente para a Copa, foi palco da abertura e será da final. Recebe o segundo jogo do Brasil, contra a Costa do Marfim.

Com capacidade para 94.700 mil espectadores, fica próximo ao bairro de Soweto, o principal reduto da população negra que se engajou, na década de 1960, na luta contra o racismo.

 

 

  • Ellis Park Stadium

Cidade em que se localiza: Joanesburgo.

História: O estádio onde o Brasil estreará na Copa é de feliz lembrança para Dunga e seus comandados: foi lá que a seleção conquistou, no ano passado, o título da Copa das Confederações, na final contra os Estados Unidos.

Construído em 1928 e totalmente remodelado na década de 1980, ele passou apenas por reformas simples para a Copa. Tem capacidade para 61 mil espectadores e também recebe muitos jogos de rúgbi, o esporte preferido da população branca.

 

 

  • Loftus Versfeld

Cidade em que se localiza: Pretória.

História: Um dos mais antigos do país recebe eventos esportivos desde 1903, e a primeira arquibancada de concreto foi erguida 20 anos depois, para acomodar cerca de 2.000 pessoas.

Hoje, reformado, tem capacidade para 50 mil espectadores e, no ano passado, foi o palco da vitória do Brasil sobre a Itália por 3 a 0, na primeira fase da Copa das Confederações. Na Copa, receberá o complicado jogo da seleção da África do Sul contra o Uruguai, no dia 16 de junho.

 

  • Royal Bafokeng Stadium

Cidade em que se localiza: Rustenburg.

História: O nome do estádio homenageia uma das principais tribos sul-africanas, que foi dona das terras onde fica a cidade e hoje recebe 20% de toda a renda gerada pela mineração da platina.

Reformado para a Copa, ele terá 42 mil lugares e vai receber um dos jogos mais esperados da primeira fase: Inglaterra x Estados Unidos, o primeiro reencontro entre as duas seleções em Mundiais desde a surpreendente vitória americana em 1950.

 

  • Mbombela Stadium

Cidade em que se localiza: Nelspruit.

História: Uma das arenas construídas especialmente para a Copa, corre o risco de virar um “elefante branco”, já que não há grandes clubes na cidade e ele terá 46 mil lugares, mais que o dobro da população local.

Na Copa, receberá apenas quatro jogos, um deles do grupo do Brasil: Coréia do Norte x Costa do Marfim, na última rodada.

 

  • Peter Mokaba

Cidade em que se localiza: Polokwane.

História: Construído especialmente para a Copa, foi batizado em homenagem a um dos principais lideres da luta contra o apartheid, que nasceu na cidade. Sua estrutura de concreto se assemelha, nos cantos, a baobás, a árvore-símbolo da região.

Com 46 mil lugares, recebe quatro jogos, com destaque para o confronto entre França e México. É um sério candidato a ser subutilizado após o Mundial, pela falta de clubes de futebol relevantes na região.

 

Reportagem: José Neto Lacerda.

Voltar

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Francisco Cândido.