O informar em "com junto"

Manoel Monteiro recebe título de cidadão campinense

16/06/2010 07:00

Manoel Monteiro da Silva é um pernambucano nascido em Bezerros, mas radicou sua vida e seu trabalho no estado da Paraíba, mais precisamente, na cidade de Campina Grande. Veio ao mundo em 4 de fevereiro de 1937 e, logo, percebeu que a vida agrícola não o tivera sido feita para si. Trocou a enxada e a foice pela viola e a pena, com a primeira não houve muita afinidade, já com a segunda o sucesso permanece por mais de 50 anos.

Seu primeiro folheto foi publicado em 1953, na editora "Estrella da Poesia", de propriedade do poeta Manoel Camilo, famoso autor da Viagem a São Saruê. De lá para cá nasceram muitos e com a feição dos mais variados temas. Antes, seus folhetos apelavam para o emocional, e hoje, se concentram na prestação de serviços conscientizadores (Se previna contra a AIDS, Cartilha do diabético, Manual de primeiros socorros) e também para as escolas. É responsável pela adoção do cordel nas escolas públicas de Campina Grande-PB, e um grande defensor desta literatura enquanto auxiliar paradidáticos em sala de aula. Monteiro é membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, onde ocupa a cadeira de nº 38, patronímica de Manoel Tomaz de Assis.

Recentemente, teve o seu trabalho reconhecido pela Câmara de vereadores de Campina Grande, que atendendo a propositura do líder da bancada do governo Olímpio Oliveira (PMDB) concedeu o título de cidadão campinense ao poeta cordelista Manoel Monteiro.

O poeta é considerado o maior cordelista brasileiro da contemporaneidade. “Esta homenagem, tem por objetivo corrigir essa histórica omissão, pois, o poeta Manoel Monteiro é merecedor deste título, tendo em vista, que ele adotou Campina Grande como a cidade ideal para amar, viver, trabalhar, constituir sua família, bem como, continuar até hoje projetando o nome de nossa cidade, como um dos maiores celeiros da cultura popular nordestina” destacou Olimpio Oliveira, idealizador do projeto.

 

Reportagem: Rafael de Araújo Melo.

Voltar

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Francisco Cândido.