Copa do Mundo 2010
16/06/2010 07:00A Copa começou. E essa, sem dúvida nenhuma, será uma Copa mais que especial, já que ocorre em solo africano, algo inédito no continente. O país sede é a África do Sul, nação conhecida pelos safares e pelo triste episódio do apartheid, que mostrou para o mundo o líder Nelson Mandela. Agora a nação sul-africana tem uma excelente oportunidade de divulgar outra realidade, mostrando sua capacidade de organizar um dos maiores eventos do planeta.
Durante essas quatro semanas de competição, que teve início no último dia 11/06 e vai até o dia 11/07, a África do Sul será o centro do mundo. Os olhares de bilhões de espectadores, milhões de visitantes internacionais e a elite dos meios esportivos estão todos focalizados no país africano. A expectativa da organização do evento é que o torneio seja um sucesso até o seu encerramento, esperando até superar os números da última Copa realizada na Alemanha.
O governo sul-africano não poupou dinheiro em investimentos para que a realização ocorresse dentro das normas exigidas pelo Comitê Organizador do Mundial. Juntamente com empresas privadas, investiram bilhões na melhoria de infra-estrutura em vários setores, como transporte público, sistema hoteleiro e segurança. Para atender as exigências da FIFA, a África do Sul teve que renovar 5 estádios e construir 5 novos, entre eles o Soccer City, em Joanesburgo, palco dos jogos de abertura e da final.
Essa é a 19º edição do evento, onde 32 seleções buscam o tão sonhado título mundial. Neste Mundial contamos com todos os campeões mundiais, algo que não ocorreu na Alemanha. Sendo assim, o pentacampeão Brasil, a tetracampeã Itália, a tricampeã Alemanha, os bicampeões Argentina e Uruguai, e ainda os campeões França e Inglaterra que estão participando desta Copa.
Veja os grupos da Copa:
Reportagem: José Neto Lacerda.
———
Voltar